Tutora

     Tânia Tarabini Castellani é tutora do PET-Biologia desde abril de 2004, tendo assumido esta função seis meses após a conclusão de seu Doutorado. Naquele momento, a maior motivação em assumir o PET estava relacionada às atividades voltadas à organização de cursos de extensão, pois sempre defendeu este caminho como forma de complementação curricular e aproximação com profissionais biólogos e o mercado de trabalho. Junto com o grupo PET-Biologia, no entanto, a tutora se aproximou da extensão universitária, e com a colaboração da Profa. Dra. Vera Lícia Vaz de Arruda e demais colaboradores, o grupo consolidou sua atuação na área de Educação Ambiental, expandindo hoje suas atividades para trabalhos em Educação e Saúde.

    Natural do Rio de janeiro, Tânia Tarabini Castellani se graduou em Ciências Biológicas (Bacharelado em Ecologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), tendo feito seu Mestrado (1986) e Doutorado (2003) em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Contratada desde 1984 na Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é Professora Associada I e desempenha suas atividades de ensino junto ao curso de Graduação em Ciências Biológicas e junto ao programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (CCB). Sua linha de pesquisa envolve estudos de dinâmica de populações e de comunidades vegetais em ambientes litorâneos, principalmente em ambientes de restinga.

    As atividades são desenvolvidas no Laboratório de Ecologia Vegetal (LEV) do Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ) do Cento de Ciências Biológicas (CCB). Alguns dos projetos em andamento no LEV referem-se a: A) Variação temporal da vegetação das dunas da Praia da Joaquina, onde são avaliadas as mudanças ocorridas nos últimos quinze anos, inclusive na abundância de espécies exóticas introduzidas, B) Demografia de Eriocauláceas em baixadas úmidas de dunas, que visa aprofundar as estratégias de vida deste grupo de plantas denominadas “sempre-vivas” e C) Efeitos da riqueza de fauna nos processos de dispersão e predação de sementes de Syagrus romanzoffiana, este desenvolvido em áreas de Mata Atlântica.