O PET

    Durante o período da ditadura militar, os primeiros grupos do extinto Programa Especial de Treinamento foram criados, com o intuito de escolher os melhores alunos da graduação de alguns cursos e educá-los para que tivessem disposição para a vida acadêmica e os programas de pós-graduação.

    A sigla PET ainda está no nome dos grupos, mas agora eles integram o Programa de Educação Tutorial, onde embora as atividades sejam semelhantes, a partir de uma antiga idéia elitista surgiu um programa que busca, atualmente, criar pesquisadores que mantenham o interesse pelas questões que dizem respeito à comunidade em geral, mesmo tendo sua produção científica. Outra parte da ideologia do programa se baseia em apresentar alternativas à especialização precoce, comum em alguns cursos de graduação.

    O PET-Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, foi criado em 1992, com Yara Maria Rauh Müller como primeira tutora.

    Atualmente, além das atividades relacionadas à pesquisa científica que cada aluno mantém,  o grupo pratica Extensão Universitária, organiza eventos direcionados à graduação, como palestras, mini-cursos e, anualmente, participa da organização, juntamente com  o CA, Simbiosis, CCB e professores convidados, da Semana da Biologia.

    Os alunos do programa também participam de discussões sobre as diferentes áreas do Curso de Ciências Biológicas, sobre temas como Reforma Universitária, relacionamento entre grupos PET e  outra entidades estudantis, orientados pela tutora Dra. Tânia Tarabini Castellani.